Why not? Consultoria de Marcas e marketing para Pequenas e Médias empresas 

Cadeados PAPAIZ

De commodity a objeto de desejo

Um bom exemplo desta forma de pensar da

Why not? é a linha Fashion da Papaiz. 

 

Laís Carvalho, fundadora e consultora da Why not?, trabalhou diretamente neste projeto, quando era diretora de planejamento e atendimento de uma agência de design*.

 

A demanda do cliente era apenas para fazer o redesign das embalagens da linha de cadeados tradicionais.

Ao estudar o mercado, percebeu que a categoria tinha crescimento vegetativo por ser um produto de compra apenas por necessidade.

 

Questionando a empresa, tradicional na fabricação deste produto: “Quem disse que cadeado é tudo igual?”, apresentou-se a proposta de trazer um novo significado para os cadeados, transformando-os em objetos de desejo, como ícones de expressão da personalidade e motivando a compra por impulso: nasceu assim a linha Papaiz Fashion.

 

Como a Papaiz já possuia a tecnologia, trazer cores e estampas ao produto, não gerou grande impacto de produção e custo. 

Com maior valor percebido, o preço de vendas  praticado para a linha Fashion é mais que o dobro do produto tradicional, potencializando a margem da empresa. 

 

Além disso, este projeto trouxe um rejuvenescimento à marca Papaiz e aumentou sua capilaridade, com a abertura de novos canais de distribuição. Antes presente principalmente em lojas de material de construção, este novo posicionamento colocou a marca em supermercados, lojas de moda e de esportes, aumentando a capilaridade e atratividade ao canal, devido a este novo significado para o produto, que acabou por ampliar a categoria.

 

Como a Papaiz antes só atuava no mercado de construção, esta nova atuação mais próxima do consumidor final exigiu um estudo complementar de varejo, entendendo a jornada do consumidor nestes novos canais e definindo qual seria a melhor forma de trazer novo produto e despertar seu desejo de compra.

A solução foi um enxoval de materiais de pdv diferenciado, colocando o produto aos olhos do consumidor, atentando-se para a redução do risco de perda, comum nesta categoria.

* Pande Design

A solução foi a introdução de uma nova abordagem no varejo, com uma linguagem próxima e gerando curiosidade. A agência desenvolveu um enxoval de materiais de pdv que trazia o produto aos olhos do consumidor, atentando-se para a redução do risco de perda, comum nesta categoria. O display expositor de balcão fez muito sucesso, visto que este produto era anteriormente confinado, reduzindo o contato físico com o produto e consequentemente, sua compra por impulso.

Quem disse que cadeado é tudo igual?

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