O poder da mentoria para o seu negócio

O que é mentoria?
A mentoria é uma forma da empresa trazer o conhecimento para dentro. Para entender melhor, pense no seguinte exemplo: quando você terceiriza uma atividade muito estratégica para os resultados da empresa, é imprescindível que você tenha controle sobre o processo, não é mesmo? Isso porque, se a empresa contratada tiver algum problema ou você tiver problemas com ela, a expertise adquirida irá embora a partir do momento que você cancelar o contrato. Isso não ocorre se você usa os serviços de consultoria ou mentoria e se empodera com a informação.
Se o marketing é um dos pilares principais de competitividade de uma empresa, impactando no seu resultado de vendas e evolução do negócio, é muito importante que você tenha conhecimento sobre as atividades relacionadas a ele, não é mesmo? A mentoria tem exatamente este papel: passar o conhecimento necessário para gerar o empoderamento.
E, exatamente por causa desse empoderamento gerado pelas mentorias, elas têm se tornado muito populares entre os empresários e empreendedores. Mas qual é realmente o papel da mentoria?
O papel da mentoria
Segundo o site Startupi, o mentor tem como objetivo provocar questionamentos, mas também contribuir com novas perspectivas e com sua expertise. Além disso, por seu vasto conhecimento, ele também compartilha informações relevantes sobre o mercado, sobre suas experiências e erros passados.
Sendo assim, a mentoria irá ajudar o empresário ou o empreendedor a minimizar os erros de gestão e a fazer planejamento estratégico, auxiliando na tomada de decisão de maneira sustentável e lucrativa para o negócio. Por ter experiência e visão de diversos mercados, o mentor pode ajudar a apontar os novos caminhos a serem seguidos, encurtando os testes a serem efetuados. Ele potencializa as chances do negócio dar certo e das decisões serem assertivas.
Na mentoria, há o empoderamento do cliente: você no controle da gestão de sua estratégia. Afinal, quem melhor do que você para compreender o seu negócio e fazer rodar sua estratégia?
O mentor é uma figura estratégica dentro da tomada de decisões do negócio e, naturalmente, sua figura está sendo muito valorizada entre os empreendedores. Com a mentoria, você recebe o empoderamento necessário para conseguir executar certas atividades com conhecimento, sem necessariamente precisar terceirizar a atividade.
Qual a importância da mentoria?
A mentoria, em linhas gerais, é uma forma de se relacionar. Esse relacionamento, por sua vez, gera troca de conhecimento. Você explica suas dores e necessidades e, em troca, o mentor te orienta onde vale você reavaliar os processos de venda, seus produtos, seu discurso de vendas, desenhando, junto com você uma estratégia de atuação para atingir o objetivo que sua empresa busca.
A mentoria auxilia os empresários e empreendedores a ter novas perspectivas do mercado em que estão inseridos, a amadurecer suas ideias de modelo de negócios e a melhorar seu desempenho em busca de resultados.
Os benefícios da mentoria
Os benefícios são muitos.
Aprendizagem: aprender com quem entende do assunto e tem uma visão ampla, de vários mercados.
Compreensão de modelo de negócio: com um mercado cada vez mais competitivo e consumidores cada vez mais exigentes, a compreensão de modelo de negócios é fundamental. A mentoria, sem a visão apaixonada do empresário, tem uma perspectiva imparcial, captando o valor do seu negócio e ajudando-o a tangibilizá-lo para seu cliente, nos produtos, serviços, discurso de vendas e comunicação.
Amadurecimento: todo processo de aprendizagem gera amadurecimento. Aprender com os erros, aprender com testes e aprender com o mentor gera um amadurecimento em relação a si mesmo e ao seu próprio negócio que é imensurável. Você consegue ampliar sua visão sobre modelo de negócios e compreender como utilizar os players do mercado a seu favor, entende as dores do seu cliente e como a sua solução realmente pode auxiliá-los.
Aumento do desempenho: por estar mais consciente de tudo ao seu redor, o seu desempenho também aumenta. Você tem alguém para te apoiar e te incentivar e, acima de tudo, te manter com o foco em resultados e tomada de decisões assertivas. As decisões são essenciais para o sucesso do negócio e, muitas vezes, precisam ser tomadas com a agilidade que só um mentor possui.
Ganho de expertise: ao passar pelo processo de mentoria, você também ganha expertise em seu próprio negócio. Afinal, ninguém irá saber mais do seu modelo do que você mesmo. O conhecimento adquirido possibilita que você cresça como profissional e amadureça suas ideias.
Economia: a mentoria é uma escolha muito mais barata se compararmos com a opção de contratar um projeto de consultoria, por exemplo. Com a mentoria, você é o agente e tem um mentor à sua disposição para tirar suas dúvidas e te mostrar os caminhos mais curtos, produtivos e certeiros.
Otimização de recursos: por ter alguém te auxiliando na tomada de decisão, a otimização de recursos acontece de forma natural. Você não cometerá erros de principiante, pois o seu mentor estará lá para te amparar e isso te economizará recursos financeiros e de pessoal também.
Como tirar maior proveito de um processo de mentoria?
Seja claro sobre sua proposição de valor: se você quer um mentor, precisa ter claro quais são as suas dúvidas. Para isso, precisa ter em mente qual os desafios que você vem enfrentando como empresa e onde quer chegar. Pode parecer dificil estas definições, mas esta reflexão ajudará muito em seu processo.
Gerencie as expectativas sobre o processo de mentoria: ao iniciar qualquer tipo de processo de facilitação e orientação, é preciso deixar claro quais são as expectativas. O mentor é uma pessoa experiente e imparcial. Sendo assim, você precisa ter em mente aonde quer chegar e utilizar as dicas recebidas como uma orientação para sua tomada de decisão, que é justamente o objetivo final de qualquer mentoria.
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Baseado no texto escrito por Gabriela Moura | abr 28, 2016 - http:// contentools.com.br/
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