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Inovação em um mercado tradicional.

Mais que um produto. WIBA! traz experiência de consumo.

Why not? Consultoria de Marcas e marketing para Pequenas e Médias empresas 

Lançada no final de julho de 2014 e eleita um dos cases inspiradores da EXAME, WIBA! é um projeto do qual a Why not? tem grande orgulho de ter desenvolvido a estratégia de marca. 

Como não nos conformamos em apenas criarmos mais um marca para colocar no mercado, criamos WIBA! para ser mais do que uma cachaça. 

Seu posicionamento traz realmente uma grande inovação para o mercado de bebidas ao agregar diversão na forma de consumo, indo de encontro com a tendência de oferecer mais que produtos, e sim experiência aos consumidores.

 

Após um profundo estudo de mercado, a Why not? detectou que além de muitas marcas, o mercado de cachaça estava repleto de apelos semelhantes, muitos voltados à origem, sem diferenciação realmente percebida pelo consumidor. Havia muito do mesmo e uma lista de rótulos nas cartas de cachaça.

Estruturando a curva de valor na busca do Oceano Azul para WIBA!, foram estudadas as opções de bebidas oferecidas no bar, a fim de identificar oportunidades de inovação.

Neste movimento, deve-se abrir mão de fatores considerados indispensáveis para agregar outros, até então, nunca trabalhados.

 

Wiba! abriu mão da questão da origem, uma vez que sua produção não acontece no pólo cachaceiro e também, por não ser uma questão realmente tangível ao consumidor, já que existem ótimas cachaças produzidas em outros locais. Abriu mão também do visual artesanal do rótulo, presente em várias marcas. Manteve a forma tradicional de produção artesanal, garantindo um produto de excelente qualidade. Seu salto de inovação na curva de valor, distanciando-se da concorrência, foi agregar a experiência e diversão à categoria, com uma nova forma de consumo, o Jeito Wiba!, com a caipirinha na boca.

 

Com esta curva de valor, WIBA! traz mais que um ótima cachaça. Agrega experiência, onde consumidor pode brincar com sua bebida, montando diferentes combinações, fazendo sua própria experiência com WIBA!, descobrindo assim, diferentes sensações e sabores a cada gole.

 

O design de serviço também está presente neste projeto, tangibilizando a experiência. WIBA! chega a mesa em uma jarrinha exclusiva, acompanhada de um recipiente com diferentes frutas picadas, sal, açucar, chocolate, pimenta, hortelã, manjericão e o que mais a imaginação permitir. A diversão é essa, abre-se um leque de possibilidades e sensações. Isso é tudo o que se espera quando se senta em uma mesa para se divertir. E Wiba! traz essa experiência e abre este universo.

 

Já registrado, o Jeito WIBA! – caipirinha na boca, está promovendo uma nova organização no cardápio de bebidas: Doses, Caipirinha e Jeito WIBA! - Caipirinha na boca, fortalecendo assim esta inovação e sendo sinônimo desta forma de consumo.

O mercado tem recebido muito bem este conceito e segue angariando torcedores. O canal de vendas está bastante engajado, com os chefs criando suas próprias combinações de frutas e temperos, de acordo com o perfil da casa. Esta flexibilidade é outro fator importante da marca, que faz com que ela se encaixe em diferentes perfis e seja ferramenta de trabalho para tangibilização de conceito de cardápio de seus parceiros.​

Wiba! Caipirinha na Boca, virou marca registrada.

WIBA! é um ótimo exemplo do olhar diferenciado que a Why not? busca em seus projetos.

 

Ficou curioso? Quer experimentar WIBA! na prática? Sugerimos o Brasil a Gosto. Lá o Jeito WIBA! é servido de forma bem brasileira, com melaço, pimenta biquinho e frutas bem brasileiras, combinação da chef Ana Trajano.

 

Experimente e conte para a gente o que achou desta experiência. 

 

Um jeito novo de beber cachaça?

Por que não?

Case de sucesso - Start-up

Um projeto de marca que inovou o mercado.